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26 de abril – Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

26 de abril – Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Data da Publicação: 26/04/2020
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Conhecida como “pressão alta”, a hipertensão é uma doença silenciosa. Pode causar problemas como o infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que apenas no Brasil, cerca de 30% da população com idade acima dos 20 anos tem a doença. Obesos, pessoas com que se alimentam usando muito sal (sódio – responsável pela retenção de líquido e aumenta ainda mais a pressão), sedentários, diabéticos e pessoas com histórico de hipertensão na família tem mais chances de ser hipertensos.

Neste dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, deixamos algumas dicas que ajudam a manter seu coração mais saudável.

  • Faça um checkup periódico (anua)l
  • Mantenha seu peso controlado e equilibrado (IMC, índice de massa corporal)
  • Prefira uma alimentação com grande redução de sal e gordura
  • Para preparar uma carne, tempere um dia antes, deixando a carne submersa no tempero – abuse dos temperos naturais (limão, salsa, cebolinha, alho, manjericão), dessa forma você terá uma carne saborosa com pequena quantidade de sal.
  • Evite temperos prontos (molho shoyu, caldo de galinha, sopas industrializadas, tempero para macarrão instantâneo), pois trazem muito sódio. Apenas um tablete de caldo de carne ao dia, ultrapassa a recomendação máxima diária de sódio para o corpo.
  • Molhos prontos para saladas são ricos em sódio. Substitua por azeite de oliva aromatizado (Em 1 litro de azeite de oliva, adicione 05 dentes de alho ou 50 g de manjericão ou orégano). Na hora de preparar a salada, deixe o saleiro de lado e acrescente o azeite preparado.
  • Evite alimentos em conserva (milho, ervilha, pepino) pois também exageram no sódio. Experimente consumir esses alimentos frescos – você vai conhecer o sabor desses alimentos.