Solid - Corretora de Seguros

Blog Novidades, artigos e dicas para você

DOAR SANGUE SALVA VIDAS

DOAR SANGUE SALVA VIDAS
Data da Publicação: 25/11/2020
Compartilhe:

Dia 25 de novembro homenageia o Doador de Sangue brasileiro. E alerta a população sobre a importância deste ato cuja principal função social é ajudar a salvar vidas.

Transfusões de sangue são vitais em casos de cirurgias eletivas de grande porte. E também em casos de doenças hematológicas variadas, câncer e pós tratamentos invasivos como a quimioterapia.

A pandemia gerou uma queda de 50% nas doações em algumas regiões brasileiras

COMO É FEITA A DOAÇÃO

O doador deve ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado, ou ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 h.; estar alimentado, mas evitar alimentação gordurosa 4 horas antes à doação.

Primeiramente é feito o cadastramento do voluntário. Basta levar um documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista). A seguir ocorre a triagem clínica, através de uma entrevista feita por profissional de saúde que avalia as condições clínicas do doador.

A coleta do sangue dura em torno de 15 a 20 minutos. É realizada com uso de material esterilizado e descartável. O sangue coletado fica armazenado em banco de sangue ou hemocentro. E vale esclarecer que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, porque a recuperação é imediata após a doação.

Todo sangue doado é testado e depois separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Porcentagens de pessoas por grupo sanguíneo

(Fonte: www.santacasasp.org.br)