Solid - Corretora de Seguros

Blog Novidades, artigos e dicas para você

IPVA 2021: É MELHOR EFETUAR LOGO O PAGAMENTO

IPVA 2021: É MELHOR EFETUAR LOGO O PAGAMENTO
Data da Publicação: 25/05/2021
Compartilhe:

Consultar o valor 
Acesse o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de SP , na home em guia Rápido clique em IPVA e depois em Consutar Débitos e preencha os campos com os dados solicitados. 

Fazer o pagamento
O valor pode ser quitado em parcelas, à vista ou no cartão de crédito.

O que acontece se você não pagar o IPVA?
Caso deixe de fazer o pagamento do IPVA, a dívida se torna ativa, e pode ser cobrada de várias maneiras pelo governo.
Pode ter seu nome registrado em um dos Serviços de Proteção ao Crédito (como SPC e Serasa, caso o órgão responsável pela cobrança não consiga receber os valores devidos por outros meios.
Caso o veículo tenha débitos inscritos na Divida Ativa, não será possível efetuar nenhum serviço de Transferência, no caso de venda do veículo, ou Licenciamento sem a quitação desses débitos.

​​Após o lançamento do IPVA e esgotado o prazo fixado para pagamento ou depois de decisão final proferida em processo administrativo de julgamento de contestação e recurso, se encerra a fase administrativa de cobrança com a inscrição do débito em dívida ativa.

A inscrição do débito de IPVA em dívida ativa aumenta o valor do débito, pois a multa passa de 20% para 40% (para débitos inscritos a partir de 01/10/2017; para débitos inscritos anteriormente a multa passa de 20% para 100%) e passam a ser cobradas despesas judiciais e honorários advocatícios.

Como saber se você tem uma dívida ativa?
Você pode receber correspondência avisando sobre a possibilidade, dando tempo de quitar os valores sem que o processo seja finalizado. Para saber como está a sua situação com o governo, é possível consultar o site da Secretaria de Fazenda do estado onde o carro está registrado, ou na página local do Detran.

(Fontes consultadas: portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/Paginas/mi-inscricao-em-divida-ativa.aspx; tech tudo;)