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SEIS DICAS SIMPLES E EFICAZES PARA CUIDAR DA SAÚDE

Vamos mudar alguns hábitos?
SEIS DICAS SIMPLES E EFICAZES PARA CUIDAR DA SAÚDE
Data da Publicação: 18/07/2019
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Manter a saúde em dia, dentro de uma rotina corrida, e muitas vezes exaustiva, é um grande desafio. Trabalho, trânsito , casa, filhos…  e a sua saúde como fica?  Por isso, separamos 6 dicas simples para te ajudar nesta missão.



1. Separe um momento no seu dia para respirar.
Respire lenta e profundamente. Empurre o abdômen para fora e ao expirar encolha a barriga, sem movimentar o tórax.
Benefícios: isso garante maior concentração do oxigênio, acalma e relaxa. Reduz a tensão, diminui dores de cabeça e melhora o sono


2. Controle o estresse com atividades prazerosas
Ouvir uma boa música, ler um bom livro, passear, sorrir são algumas atividades que garantem boa qualidade de vida e bom controle do estresse.
Pratique-as para combater sintomas de estresse, entre os mais comuns as dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insônia, taquicardia, alergias, queda de cabelo, gastrite, dermatoses e esgotamento físico.



3. Mantenha boa alimentação

O segredo da alimentação saudável é sempre ter um prato colorido, variado e equilibrado. Tenha bom consumo diário de frutas, verduras, carboidratos integrais, proteínas, ômega 3 (encontrado eme certos peixes) e alimentos ricos em gorduras boas como castanhas, nozes e amêndoas. Tente incorporar no seu dia a dia alguns novos hábitos como: fazer pequenos lanches entre as refeições maiores, evitar consumo de frituras, doces, sódio e beber pelo menos 2 litros de água por dia.
Isto ajuda a prevenir problemas à saúde, evitar doenças como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico (AVE), câncer, hipertensão, diabetes e alterações do colesterol.



4. Pratique exercícios físicos
São inúmeros os benefícios do exercício físico regular, através de caminhada. Liberam endorfinas, que são responsáveis por diminuir a ansiedade, estresse, melhoram o humor, a qualidade do sono. Ajudam na perda de peso, ganho de massa muscular e prevenção de doenças como a osteoporose.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a prática de no mínimo 30 minutos de exercícios diários. Andar de bicicleta provoca energia, reduz custos e aumenta seu bem estar.


5. Durma bem
O sono não assume apenas um papel revigorante para o nosso organismo. Ele ajuda a melhorar a memória, prevenir a depressão, controlar o diabetes e no desempenho do trabalho
Ajudam a ter um bom sono, alguns costumes, tipo deitar-se sempre no mesmo horário, comer alimentos mais leves no jantar, não realizar atividade que cause estimulação cerebral (assistir tv, navegar na internet), deixar o ambiente escuro e com temperatura agradável, além do uso de travesseiros confortáveis. 

6. Visite médicos e faça check-up regularmente

A maioria das doenças crônicas é assintomática, portanto realizar acompanhamento médico contribuirá para um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento do seu organismo, com tipos de exames apropriados.

O recomendado é fazer pelo menos um check-up anualmente, mas para portadores de doenças, essa periodicidade pode ser reduzida de acordo com a orientação médica.

Gostou das dicas? Então, boa sorte.