Solid - Corretora de Seguros

Blog Novidades, artigos e dicas para você

7 DE MAIO HOMENAGEIA O MÉDICO DA VISÃO

7 DE MAIO HOMENAGEIA O MÉDICO DA VISÃO
Data da Publicação: 07/05/2021
Compartilhe:

A data destaca o médico oftalmologista, o especialista na visão, o nosso principal sentido. Pois, através dela reconhecemos pessoas, diferenciamos objetos, distinguimos tons de cores, formatos e podemos calcular distâncias e alturas em nossos cenários de vida.
A oftalmologia é a especialidade médica que estuda, detecta, trata e previne doenças ligadas ao sistema ocular, que inclui os olhos, pálpebras e cílios.
É rotina do oftalmologista indicar o tratamento para problemas nos olhos, como infecções, inflamações e alergias, que atrapalham muito a rotina de todos. E, mais comumente, receitar óculos ou lentes de contato corretivas para dificuldades de enxergar, de perto ou de longe. Ou compensar a conhecida vista cansada ou presbiopia.
O oftalmologista é quem diagnostica e trata alterações na córnea, como:
Miopia, que causa a dificuldade de enxergar de longe;
Hipermetropia, que provoca a dificuldade de ver de perto;
Astigmatismo, que remete à visão embaçada e dificuldade de definição de imagens.

QUEM DEVE FICAR MAIS ATENTO
Crianças que indicam dificuldades de enxergar ou de ler na escola.
Adolescentes e adultos que utilizam muito diariamente os seus equipamentos eletrônicos.
Idosos tem mais chances de desenvolver doenças oculares graves, como o glaucoma, por exemplo, principal causa de cegueira irreversível no mundo.
Diabéticos ou hipertensos, também estão mais propensos a sofrer danos sérios na visão, como o glaucoma e a catarata.
Há também pessoas que tem casos na família de patologias oculares, como ceratocone, catarata ou glaucoma, que podem afetar a qualidade da visão de maneira significativa.

MARCAR CONSULTAS PERIÓDICAS
Na infância, é recomendado que a primeira consulta aconteça por volta dos 5 anos de idade, no início da idade escolar e processo de alfabetização. Assim, ela não terá problemas para enxergar o quadro e reconhecer letras e numerais.
Na adolescência e fase adulta, o recomendado é que as consultas ao oftalmologista aconteçam, no mínimo, uma vez ao ano para realizar exames de rotina. Após os 40 anos de idade, o acompanhamento médico deve ser realizado em períodos menores, de 6 em 6 meses, ou conforme recomendação médica.
Para aqueles que já tem problemas, as consultas e checkups, que incluem exames específicos, devem ser periódicos.
Dê importância ao oftalmologista. A prevenção é o segredo para não ter problemas no futuro e garantir sua saúde sempre em dia.

A Solid Seguros tem muitas opções de Planos de Saúde, incluindo eficientes oftalmologistas. Troque uma ideia com nossos especialistas.

(Fonte consultada: boaconsulta.com/blog)