Solid - Corretora de Seguros

Blog Novidades, artigos e dicas para você

HÁBITOS SAUDÁVEIS AJUDAM A EVITAR O DESENVOLVIMENTO DO DIABETES

HÁBITOS SAUDÁVEIS AJUDAM A EVITAR O DESENVOLVIMENTO DO DIABETES
Data da Publicação: 16/11/2021
Compartilhe:

O diabetes é uma das doenças crônicas que mais preocupam as autoridades médicas em todo o mundo.

Existem três tipos de diabetes: o tipo 1, o tipo 2 e o gestacional. A causa do diabetes tipo 1 é desconhecida, com muitos casos iniciados na infância. As pessoas que o adquirem precisam da administração diária de insulina para sobreviver. O tipo 2 atinge a vasta maioria das pessoas no mundo e, geralmente, é resultado de má alimentação e sedentarismo. Já o diabetes gestacional é temporário, mas que deve deixar alerta as mulheres, pois abre uma porta para a do tipo 2.

Diagnóstico

O diabetes é uma doença silenciosa. Estudos mostram que o paciente primeiro desenvolve a pré-diabetes e apenas dez anos depois o quadro se agrava. É importante dizer que neste momento inicial é possível reverter o quadro, com uma boa alimentação e atividade física. Uma vez que o diabetes se desenvolve, não tem mais como, já que infelizmente a medicina ainda não encontrou uma cura. É essencial que as pessoas façam exames regulares, principalmente após os 35 anos.

A atividade física regular e um cardápio equilibrado no dia a dia são as melhores maneiras para prevenir o diabetes. O consumo de alimentação variada, saudável e em quantidades adequadas permite suprir a demanda de vitaminas e minerais que o organismo precisa para a garantia de uma vida sem riscos. A inclusão de fibras na dieta também é importante, uma vez que tem impacto positivo na normalização das concentrações de lipídeos sanguíneos e na redução dos níveis glicêmicos.

Alerta na gravidez


O diabetes gestacional é uma condição atípica, caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue) que é reconhecida durante a gravidez. Ocorre em aproximadamente 4% das gestações e geralmente se cura logo após o parto. Mas as mães que tiveram o quadro diagnosticado devem ficar alertas.

A diabetes gestacional está cada vez mais frequente e acontece muito por conta do sedentarismo da gestante. Ela é temporária porque os níveis hormonais voltam ao normal após o parto, mas deixam um aviso às mães que foram diagnosticadas. Se elas tiveram diabetes gestacional, a probabilidade de desenvolver o diabetes tipo 2 ao longo da vida é grande. Ou seja, é preciso fugir do sedentarismo, balancear a alimentação e fazer exames regulares.